Segunda 23 Julho 2018

BR-050 tem novas tarifas de pedágio a partir desta quinta-feira, 12/04



ANTT autorizou alteração da tarifa básica de pedágio que passa a ser de R$ 5,84 para 
cada 100 quilômetros.

A Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. - MGO Rodovias informa que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação e fiscalização do contrato de concessão da BR-050/GO/MG, aprovou a 3ª Revisão Ordinária, a 7ª Revisão Extraordinária e o Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio – TBP, atualmente em vigor nas praças de pedágio da BR-050.

De acordo com a Resolução nº 5.801, de 10 de abril de 2018,publicada no DOU – Diário Oficial da União em 11 de abril de 2018,as novas tarifas de pedágio a serem praticadas pela MGO Rodovias passam a vigorar a partir desta quinta-feira, 0h00, 12 de abril de 2018.

A tarifa básica de pedágio, definida a partir dessas revisões e do reajuste anual, passa a ser R$ 5,84 para cada 100 quilômetros. Os valores das tarifas por praça de pedágio variam em decorrência do TCP – Trecho de Cobertura da Praça, estabelecido no contrato, ou seja, a tarifa de cada praça é igual ao TCP multiplicado pela TBP (Tarifa Básica de Pedágio). A tarifa básica é aplicada a veículos de passeio (categoria 1); outras categorias de veículos têm preços diferenciados, conforme a tabela abaixo.

TARIFAS DE PEDÁGIO POR CATEGORIA DE VEÍCULO

Cobrança autorizada a partir de 12 de abril de 2018

Categoria

de

Veículo

Tipo de Veículo

Eixos

Rodagem

   Praça

Ipameri

(GO)

Km 143+985

Praça

Campo Alegre (GO)

km 226+000

Praça

Araguari 1

(MG)

Km 13+730

Praça

Araguari 2

(MG)

Km 51+475

Praça

Uberaba

(MG)

   Km 104+900

Praça

Delta

(MG)

   Km

198+060

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

6,80

7,30

5,50

4,30

6,00

4,30

2

Caminhão leve, ônibus,
caminhão-trator e furgão

2

Dupla

13,60

14,60

11,00

8,60

12,00

8,60

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

10,20

10,95

8,25

6,45

9,00

6,45

4

Caminhão, caminhão-trator,
caminhão trator com semirreboque

e ônibus

3

Dupla

20,40

21,90

16,50

12,90

18,00

12,90

5

Automóvel e
caminhonete com reboque

4

Simples

13,60

14,60

11,00

8,60

12,00

8,60

6

Caminhão com reboque,
caminhão-trator com

semirreboque

4

Dupla

27,20

29,20

22,00

17,20

24,00

17,20

7

Caminhão com reboque,
caminhão-trator com

semirreboque

5

Dupla

34,00

36,50

27,50

21,50

30,00

21,50

8

Caminhão com reboque,
caminhão-trator com

semirreboque

6

Dupla

40,80

43,80

33,00

25,80

36,00

25,80

9

Motocicletas, motonetas e bicicletas a motor

2

Simples

3,40

3,65

2,75

2,15

3,00

2,15

Obs: Para os veículos com mais de 6 (seis) eixos será adotado o valor correspondente a Categoria 1 multiplicado pelo número de eixos do veículo.

Dessa forma, a tarifa básica de pedágio da praça Ipameri passa de R$ 7,00 para R$ 6,80; na praça Campo Alegre Goiás, o pedágio passa de R$ 7,60 para R$ 7,30; na praça de pedágio Araguari 1, a tarifa passa de R$ 5,80 para R$ 5,50: na praça Araguari 2, de R$ 4,40 para R$ 4,30; na praça Uberaba, o pedágio passa de R$ 6,30 para R$ 6,00; e na praça Delta muda de R$ 4,50 para R$ 4,30. A variação média foi de -3,91%, com reduções entre R$ 0,10 e R$ 0,30 nas praças.

Revisões e reajustes

A ANTT realiza, anualmente, o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. As alterações de tarifa são calculadas a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento tarifário.

·         O reajuste visa a correção monetária dos valores da tarifa e leva em conta a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

·         A revisão é feita para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado no contrato de concessão. Essa revisão pode ser ordinária, uma vez ao ano no aniversário do início de cobrança do pedágio, e/ou extraordinária, que pode ocorrer a qualquer momento e engloba novas obrigações, não previstas inicialmente no contrato. Nos dois casos, ela pode resultar em aumento ou redução do valor final da tarifa, considerando a análise de diversos fatores que impactam sua composição.

·         O arredondamento tarifário objetiva facilitar a fluidez do tráfego nas praças de pedágio e prevê que as tarifas sejam múltiplos de R$ 0,10. Se em um ano o arredondamento da tarifa for para cima, no próximo, será decrescente.


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